Eu ainda sou um cara que precisa trabalhar melhor o senso de justiça pois sinto vontade de executar josé serra, mas senti pena do crápula do saddam quando ele foi enforcado...
Acho que a falta de apreço pela vida é um dos maiores problemas (defeitos) da humanidade.
Sou contra a pena de morte. Acho a influência da cultura americana, que é extremamente violenta, nos jovens um terrível desserviço.
Quem é fã do raito, capitão nascimento, dexter e outros, é porque cresceu assistindo na tv o mocinho resolver seus problemas na base da porrada, não refletiu a respeito o suficiente e acha que é o correto a ser feito.
Na boa, tenho certeza que se eu ganhasse superpoderes acabaria virando um tremendo de um cusão filho da puta!
No fundo acredito sim que toda vida tem seu valor, até mesmo a dos animais.
No caso dos humanos, ninguém nunca será capaz de medir o quanto uma vale mais que a outra, portanto o melhor é pressupor que todas tem igual valor.
Se o bandido é terrível, que o impeça de continuar a cometer crimes retirando sua liberdade. Não há necessidade de matar ninguém, exceto no caso de defender a própria existência (assassinato em legítima defesa)
O público que assistiu Death Note, aqui no Brasil (não sei em outros países), não está acostumado a ter um protagonista mal caráter. Está acostumado justamente com o oposto. Pelo hábito de nunca questionar os atos do personagem principal (geralmente do “Bem”), foram seduzidos facilmente pelo Rato, opa, quero dizer, Raito =p. Ainda mais o com os argumentos fraquíssimos de estar realizando justiça! Mas, o objetivo do Raito era ser Deus: o Dono da verdade absoluta e do poder absoluto! (que revelava muita imaturidade e extremo egocentrismo por parte dele.)
Mas vejam, eu estar discordando do Shadow não significa que eu não entenda o ponto de vista dele, já que eu tive a mesma opinião no passado:
As pessoas matam, roubam, estupram, e muitas vezes escapam impunemente,.
Mesmo quando presas, tem regalias que boa parte da população pobre nunca terá, e geralmente cumprem um quinto da pena e logo estão em liberdade, longe de estarem recuperados, voltam com mais ódio do sistema, por maus tratos na prisão, da superlotação, etc... E voltam a praticar seus crimes. Isso falando dos que são presos, mas e os que escapam ilesos? Por acordos, intimidação de testemunhas, etc... Sentem-se onipotentes, e continuam a fazer suas barbaridades.
Hoje em dia os bandidos dominam a nossa sociedade (incluindo aí os políticos), e enquanto as pessoas de bem vivem trancadas em casa, com alarmes, grades e tal, os bandidos vivem em plena liberdade, muitas vezes, vivendo como reis...
Assim, diante dessa realidade, é natural que a população em geral (a classe média em especial por ser a mais atingida por essa situação) queira, clame, necessite de algo que mude esse cenário. Por isso Tropa de Elite faz tanto sucesso, por isso Raito recebe tanto apoio em Death Note. Eles fazem algo pra mudar essa realidade.
Matando bandidos sem pensar 2 vezes, eles criam um certo equilíbrio na balança de poder, pois agora os bandidos ficariam um pouco mais receosos em fazer algo de errado, pois saberiam que poderiam realmente ser punidos, e não essa enganação que eh nosso sistema judicial. Esse tipo de equilíbrio nos agrada, pois nos dá conforto e esperança em uma sociedade mais justa e segura.
No entanto, esse pensamento é extremamente facista. Será que temos direito de tirar a vida de outros seres humanos? Quem somos nós, para bancarmos juri, juízes e executores?
Por mais que a idéia seja facista, e desagradável, ela está impregnada no nosso suconsciente, porque ela realmente parece necessária, já que algo deve ser feito pra parar essa escalada da violência.
Assim, diante do aumento da criminalidade, da escalada da violência, com crimes com cada vez mais requinte de crueldade e principalmente, diante da impunidade, esse tipo de pensamento é cada vez mais "forçado" para dentro do nosso sub-consciente.
Por mais que seja errado de nossa parte, a frase "Bandido bom eh bandido morto" está cada vez mais presente na nossa sociedade, e uma prova disso, são essas 3 obras que eu citei, toda excelentes, e sucesso absoulto de público e crítica...
Mas vale lembrar que é uma extrema minoria dos bandidos que goza de uma vida melhor do que a dos honestos e a maioria são uns ferrados, excluídos pela sociedade, que não encontram meios dignos para viver. Então boa parte da argumentação em favor da pena de morte acaba se perdendo no caminho. Já viu as condições de nossos presídios? Aquilo é pior que a própria morte!